Colposcopia & Vulvocospia

Cuidar da saúde é fundamental e, entre os exames solicitados, esses dois costumam gerar algumas dúvidas. ⚠️Afinal, parecem a mesma coisa, porém não são. A colposcopia é o exame ginecológico no qual o médico observa a parte interna do colo uterino através de um equipamento chamado colposcópio🔬. Já no exame de vulvoscopia, utiliza-se o mesmo aparelho, porém o médico observa as paredes externas da vagina e da vulva. Ambos são indolores e realizados para a prevenção e tratamento de diversas doenças.

colposcopia imperatriz

A colposcopia é um exame visual que se trata do colo uterino, da vagina e da vulva (parte externa da vagina). Esse exame é realizado através de um instrumento chamado colposcópio. Esse é um exame que só deve ser realizado pelo médico especialista. O exame é indolor e leva aproximadamente dez minutos. As imagens obtidas pelo colposcópio são de grande aumento, permitindo verificar pequenas alterações impossíveis de serem vistas a olho nu.

Quais mulheres devem realizar Colposcopia?

  • Mulheres em que no teste do Papanicolau ou exame preventivo mostrar células anormais, ou para mostrar que as alterações cervicais não são causa para a preocupação;
  • Quando uma área parecer incomum no colo do útero, ou pela presença de certas condições clínicas;
  • A necessidade de uma colposcopia somente indica que o colo, a vulva e/ou a vagina precisa de um exame mais cuidadoso. E ela ajuda no diagnóstico e planejamento do tratamento;
  • Quando são encontradas alterações, a colposcopia ajuda determinar as áreas nas quais devem ser feitas biópsias.

A Vulvoscopia é um exame da vulva que consiste em avaliar as estruturas, pele, mucosas do órgão genital externo feminino e pode diagnosticar infecções bacterianas, virais, infestações, câncer e doenças sexualmente transmissíveis. E com biópsia se for necessário auxilia no diagnóstico de câncer vulvar, psoríase vulvar, herpes genital, HPV vulvar (verruga), líquen plano e líquen escleroso, Neoplasia intraepitelial vulvar (usual, diferenciada e indeterminada) e coceira vulvar crônica.

Quais mulheres devem realizar Vulvoscopia?

O exame é indicado como complemento da colposcopia, que avalia a vagina e o colo do útero. O exame é aconselhado para avaliar com precisão a região da vulva em casos de queixas. O melhor momento para a realização do exame da vulvoscopia é quando se detecta pruridos, feridas, dor, lesões com bolhas, verrugas e colorações anormais na região vaginal.

AGENDE SUA CONSULTA PELO TELEFONE (99) 3017-7000
OU NO FORMULÁRIO ABAIXO – (99) 9 9161-8086 parto normal imperatriz clique aqui

Nome:

Telefone:

Data de preferência:

.